15 de março de 2010

Palavras de Waltercio Caldas


Meio Alto, uma das imagens do livro Salas e Abismos, de Waltercio Caldas.

"Boa parte dos artistas reagiu sempre à apropriação ideológica dos mecanismos da possibilidade poética da expressão artística. Por outro lado, se o artista tem alguma função, seria a de melhorar a qualidade do desconhecido.

Acho que toda ideia parte de um lugar só: do nada, do desconhecido. Quando você pensa a respeito de alguma coisa, um pequeno sintoma pode trazer uma imagem que vai se transformar em algo que exista. Tudo começa com uma sensação e um pensamento relacionado. O momento de união da sensação com o pensamento, a reciprocidade, talvez seja o centro do começo da obra de arte."


Waltercio Caldas, um dos maiores artistas plásticos brasileiros reconhecido internacionalmente, em entrevista à Revista Cultura, falando sobre a função de denúncia na arte e o método em seu processo criativo.


A profunda discussão sobre a linguagem da arte, tema central da poética criada por Waltercio, é abordada em seu livro Salas e abismos (mesmo nome de sua mais recente exposição itinerante) lançado em fevereiro, no Brasil.


Leia a entrevista na íntegra:


Fonte: Revista Cultura - Edição 32 / Março de 2010


Um comentário:

myra disse...

ele o W. tem toda razao! è assim mesmo!
beijos minha querida Carmen,